GINÁSIO “JOAQUIM PRESTES” RECEBE NOVO PISO (OPINIÃO: SERGIO FIRMAN)

sábado, 09/agosto/2014
GINÁSIO “JOAQUIM PRESTES” RECEBE NOVO PISO    (OPINIÃO: SERGIO FIRMAN)

O esporte guarapuavano vive mais uma grande conquista. Na manhã desta sexta-feira (08), o prefeito Cesar Silvestri Filho, o secretário de Esportes, Celso Góes, atletas do CAD e de escolinhas de futsal e vôlei do município inauguraram o novo piso do Ginásio Municipal Joaquim Prestes, em um investimento de R$ 197 mil. “Nossa administração valoriza o esporte e reconhece o talento dos atletas guarapuavanos. O novo piso é uma reivindicação de 20 anos da população e representa um avanço para nossa cidade, que agora é referência em estrutura esportiva de qualidade”, comemora prefeito, destacando outros investimentos que serão feitos na área esportiva de Guarapuava.

O novo piso é de polipropileno, um material altamente resistência desenvolvido para amenizar o impacto dos atletas e evitar umidade.

OPINIÃO (SÉRGIO FIRMAN – Presidente da LRFSG e LDG)

“O esporte é de uma grande importância social no desenvolvimento do ser humano. Quantas vezes já ouvimos falar esta frase, habitualmente utilizadas por meios de comunicação e por autoridades.

Com certeza a frase está correta pois quando se pratica esporte,  principalmente a criança e o jovem, está se dando a eles condições de participar de uma atividade de integração com outras pessoas, onde se convive com a alegria de uma vitória ou do alcance de um objetivo, com a tristeza de uma derrota, com a pressão por parte de torcedores, pais e técnicos (que não podem ser exageradas), patrocinadores, e com a maior delas, com a pressão própria, de quem quer sempre chegar mais longe.

Bem diferente do mundo virtual em que as nossas crianças e jovens estão vivendo atualmente.

Mas para a prática do esporte há necessidade de espaços (quadras, campos, pistas, piscinas, salões, etc…) e material.

Claro que alguns podem falar: basta um campo de terra e uma bola para se praticar o futebol, basta uma quadra e uma bola para praticar o futsal e assim por diante. Isto é verdade, mas com certeza a pratica do esporte em um local apropriado é é fundamental, para melhor desenvolvimento do atleta a conforto daqueles que lá comparecem.

A muito tempo vem se falando em Guarapuava da necessidade de melhoria em nossos espaços físicos existentes, especialmente no campo municipal, na pista de atletismo e nos ginásios de esportes existentes, em sua maioria com problemas que chegam a inviabilizar a pratica do esporte. Enfim, muita coisa precisa ser remodelada e ainda construída para que o Guarapuavano, em especial o jovem e a criança, pratiquem o esporte com qualidade.

A colocação do novo piso no “Joaquim Prestes” era uma necessidade não só do futsal mas sim de outras modalidades que ocupam aquele espaço.

Após a retirada do piso anterior, que era excelente, mas infelizmente com a fatalidade da morte do atleta Robson, o mesmo teve que ser retirado.

Ficamos com um excelente ginásio na sua parte estrutural, cadeiras, cabines de imprensa, vestiários, etc…, mas faltava o palco onde atuam os verdadeiros donos do espetáculo, os atletas.

Acompanhei durante todo este tempo a luta incansável do Secretário Celso Góes e do Prefeito César Silvestre em ali colocar o melhor piso possível. A previsão era de que isso acontecesse no ano passado, mas devido a alguns percalços, normais em órgãos públicos, somente agora, um ano após a previsão o fato se concretizou.

Não estou aqui falando de política partidária, onde cada um tem sua preferência, estou falando de ESPORTE, que acompanho e participo a muitos anos.

O piso entregue a população nesta semana, com certeza, é um dos melhores senão o melhor do Brasil. Particularmente não conheço nenhuma quadra no Brasil tão belíssima.

Cansamos de ouvir de pessoas que residem em outros municípios e estado de que Guarapuava só aparece no noticiário nacional por fatos negativos.

Mas tenho certeza de que o “Joaquinzão” será referência para todo o futsal nacional e aparecerá na mídia como fato positivo.

Quem ganha com isso é o público que poderá acompanhar jogos de melhor nível técnico, os atletas (sejam eles os que disputam a Liga Nacional ou campeonatos locais de futsal, voleibol, handebol, etc…), enfim toda a nossa comunidade esportiva que pode se orgulhar de possuir um dos mais belos ginásio de esportes do Brasil.

Não podemos esquecer que o “Joaquim Prestes” teve três etapas importantes na sua história:

A construção na gestão do Prefeito Nivaldo Kruger, para a época uma obra  ousada, já que nos deu um dos melhores ginásios do estado.

Em uma segunda etapa, também muito importante, a qual acompanhei pessoalmente, foi a remodelação do Ginásio, na gestão do Prefeito Fernando Carli e do Secretário de Esportes Altino Nizer. A quadra foi erguida, colocadas as cadeiras e colocado piso de madeira, além de obras de estrutura, especialmente do problema de infiltração de água existente.

E neste terceira etapa, também de fundamental importância, a colocação deste piso super moderno.

Como podemos ver muitos colaboraram para a melhoria desta praça esportiva.

Quem ganhou com isso? O nosso ESPORTE. O GUARAPUAVANO.

Mas ainda quero falar de outras obras que estão sendo e serão feitas para a melhoria da estrutura de nosso esporte, friso novamente, independente de cores partidárias, pois as pessoas passam mas a obra continua. Quem ganha é o nosso ESPORTE e toda a comunidade.

Quero aqui destacar que em contato com o Secretário Celso Góes o mesmo enumerou as obras que estão e irão acontecer, entre elas:

– CAMPO MUNICIPAL: está sendo trocada a grama e será remodelada a arquibancada, alambrados e construídos vestiários;

– PISTA DE ATLETISMO: será remodelada

– Reforma dos Mini Ginásios dos Distritos e bairros (Palmeirinha, Vila Carli, Santana e Vila Bela);

– Reforma do Ginásio de Esportes da “Colônia Vitória”

– Reforma do Ginásio de Esportes da “Santa Terezinha”

– Revitalização do espaço esportivo do Trianon

– Reforma do campo de futebol do Jordão

– Espaço (dentro do Parque Lacerda Werneck) para a prática de modalidades de salão.

Todas importantes obras, mas destaco a reforma do Ginásio de Esportes da “Santa Terezinha”, onde se promovem inúmeros campeonatos em que a comunidade de Guarapuava e região participam.

É um sonho, especialmente do salonista local que lá comparece, seja para assistir  ou jogar, durante todo o ano.

Vamos aguardar que todas estas obras e outras que estão previstas se concretizem para que o Guarapuavano tenha melhores espaços físicos para a prática do esporte.

Tenho acompanhado o trabalho do Secretário de Esportes Celso Góes, alias um secretário determinado, ousado e competente, que atua incansavelmente em prol da melhoria do nosso esporte, seja nestas obras, como no apoio financeiro a várias modalidades, as entidades esportivas e aos nosso atletas e sempre dialogando com os esportistas por isso tenho certeza de que estas obras acontecerão.

Falta ainda muito para o nosso esporte, pois mesmo com obras ainda faltarão ainda espaços físicos a serem construídos. Mas já será um grande avanço.

Falta também muito a ser feito, especialmente em relação a  melhoria na  formação de nossos atletas, participação em competições de nossas seleções a nível estadual e difundir o esporte para os bairros e distritos, mas com certeza isto poderá acontecer a partir dos próximos anos, pois a parte estrutural já estará bem mais avançada e os esforços poderão se direcionados para este objetivo.

De parabéns o Secretário Celso Góes pelo empenho e competência, para o Prefeito Cesar Silvestri Filho que está se mostrando interessado na melhoria do nosso esporte, mas especialmente de parabéns o esportista e o cidadão guarapuavano que podem se orgulhar de possuir uma das mais belas praças esportiva do Brasil.

Que o nosso ESPORTE avance cada vez mais e que todos se unam em prol do sucesso, seja em qualquer modalidade.

Saudações esportivas.”

Sergio Firman – Presidente da LRFSG e LDG



Rua Rio de Janeiro, s/n - Anexo ao Ginásio de Esportes Santa Terezinha | Guarapuava, PR
CFW Agência de Internet