CIRCULAR Nº 21/2015: ADAPTAÇÃO DE REGRAS

sábado, 26/setembro/2015
CIRCULAR Nº 21/2015: ADAPTAÇÃO DE REGRAS

A Liga de Futsal de Guarapuava considerando as decisões tomadas nos Arbitrais Técnicos realizados nos dias 22 (adulto) e 25 (categorias menores) resolveu promover algumas adaptações às Regras do jogo, que começam a valer já a partir desta data.

As alterações seguem na mesma linha de adaptações que a Federação Paranaense de Futsal vem realizando e também nas características das competições realizadas em Guarapuava e região.

A entidade informa que está a disposição para esclarecer aos treinadores e diretores que tenham alguma dúvida sobre o teor das adptações.

Três adptações serão para as categorias Sub 07 até a Sub 11 e outra adptação será para todas as categorias.

Acompanhe a Circular divulgada:

CIRCULAR Nº 21/2015

“ADAPTAÇÃO DE REGRAS”

        ITEM “I”

Visando um melhor desenvolvimento dos atletas e da dinâmica do jogo, e considerando:

a)   As adaptações de regras propostas pela Federação Paranaense de Futebol de Salão.

b)   As decisões tomadas nos Arbitral Técnico do “27º Abertão Regional de Futsal”.

Nas categorias Sub 07, Sub 08, Sub 09, Sub 10 e Sub 11,  partir desta data, terão as seguintes adaptações às regras do jogo:

a) No arremesso de meta e arremesso de goleiro a bola não deve ser tocada ou dominada dentro da área de meta adversária pelo atleta da sua equipe, antes que toque no solo fora da área de meta adversária ou toque em algum jogador. . Quando acontecer, deverá ser cobrado um tiro livre indireto contra a sua equipe dentro da área de meta em qualquer lugar.

b) Não será validado o gol se o goleiro,quando estiver com a posse de bola, chutar a bola direto para o gol ou se a bola chegar até o seu companheiro de equipe e o mesmo estiver dentro da área adversária. Só será validado o lance se o goleiro chutar com a bola rolando e em contato com o solo. Caso contrário, deverá ser cobrado tiro livre indireto contra a sua equipe na linha da área de meta. Quando a bola entrar na meta será colocada em jogo como arremesso de meta.

c) No tiro lateral só valerá o gol quando a equipe executante der três toques na bola consecutivos com atletas de sua equipe, caso a bola entrar na meta sem os três toques ou com algum toque involuntário da equipe adversária será colocada em jogo como arremesso de meta.

ITEM “II”

Visando maior controle sobre o comportamento dos membros da comissão técnica e maior transparência na relação arbitragem e comissão técnica, altera-se a forma de punição (advertência e expulsão), devendo ser incluído nos regulamentos dos eventos promovidos pela entidade, o texto abaixo:

“Aplicar-se, em todas as categorias, aos membros da comissão técnica os cartões amarelo (advertência) e vermelho (expulsão), sujeitando-se em caso de expulsão ao cumprimento de 02 (duas) partidas de suspensão automática e em caso de acumular três cartões amarelos na mesma competição, ao cumprimento de 01 (uma) partida de suspensão automática”

Guarapuava, 26 de setembro de 2015.

Sergio Firman – Presidente da LRFSG

 

 



Rua Rio de Janeiro, s/n - Anexo ao Ginásio de Esportes Santa Terezinha | Guarapuava, PR
CFW Agência de Internet