CAD BI CAMPEÃO PARANAENSE DE FUTSAL

segunda-feira, 08/dezembro/2014
CAD BI CAMPEÃO PARANAENSE DE FUTSAL

A noite do dia 6 de dezembro entrou para a história do futsal paranaense: o time do Poker/Guarapuava Garden Shopping/Óleo Leve Futsal e sua torcida, que esgotou os ingressos da partida de volta da decisão do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, deram um show no ginásio Joaquim Prestes (Joaquinzão), em Guarapuava, que terminou com a celebração do segundo título estadual da equipe guarapuavana.

O Muffatão/Sol do Oriente/Cascavel Futsal bem que tentou estragar a festa, mas com uma partida praticamente perfeita, o time de Guarapuava aplicou uma goleada de 7×2, fechando com ‘chave de ouro’ uma campanha quase perfeita: o clube guarapuavano fechou a temporada com apenas uma derrota no estadual, se manteve invicto jogando no Joaquinzão e confirmou a melhor campanha da competição.

O jogo

Mesmo antes da bola rolar, o espetáculo já começava, com os torcedores que fizeram um belo mosaico em branco e vermelho nas arquibancadas do Joaquim Prestes. A força da torcida foi o combustível para o time, que iniciou o jogo pressionando bastante os visitantes em busca da vitória, com André Maluko mandando chutes perigosos à meta do goleiro Donny.

A noite parecia mesmo péssima para os cascavelenses: nos primeiros minutos da partida, o ala Caça sentiu uma fisgada na perna e teve que ser substituído. O Guarapuava, que não tinha nada com isso, foi para cima com Danilo Baron, que ‘entortou’ a defesa, mas tocou errado na hora da conclusão. Logo depois André voltou a aparecer com perigo, mandando a bola no travessão.

Aos poucos, o Cascavel conseguiu chegar ao ataque, com Diego, mas Ale Falcone fez duas defesas importantes, mantendo o placar ‘zerado’. Em contrapartida Jamur bateu cruzado, a bola bateu em Issamu, enganando Donny: 1×0 para o time de Guarapuava, com gol contra do ‘Samurai’.

Mesmo com o revés, o Cascavel não se abateu e foi para cima: Arrepio mandou um chute cruzado, Ricardinho apareceu com oportunismo para deixar tudo igual no placar: 1×1. Logo depois, Cadine teve a chance da virada, acertando um chute forte de primeira, mas Ale conseguiu fazer a defesa.

O Guarapuava continuava subindo ao ataque e, depois de cobrança de lateral, Vitor encontrou André Maluko para balançar a rede: 2×1. Na jogada seguinte, Cadine parou um contra-ataque com falta, a sexta dos cascavelenses. Jamur foi para a cobrança e, com categoria, bateu no alto, sem chances para Donny: 3×1.

Na segunda etapa, o Cascavel voltou mais ofensivo, mas dando a chance do contra-ataque aos guarapuavanos. Assim, André Maluko teve grande chance, tentando encobrir Donny, mas a bola foi por cima. Danilo Baron reclamou com seu companheiro que estava livre. Mas na jogada seguinte, a situação se inverteu: Danilo puxou o contra-ataque e tocou para André marcar pela segunda vez na noite: 4×1.

As jogadas de contra-ataque continuavam funcionando e Giovanni recebeu passe de calcanhar de Adeírton e bateu firme, ampliando para 5×1. Com o revés, o técnico Nei Victor colocou Issamu como goleiro-linha, mas a marcação forte de Guarapuava impedia o ataque adversário. Para piorar ainda mais a vida dos visitantes, Simi Saiotti dominou na direita e, com liberdade, driblou o goleiro, marcando um lindo gol: 6×1. Na sequência, foi a vez de André Maluko aparecer no contra-ataque e marcar pela terceira vez na noite (7×1) e confirmar seu hat-trick.

O Cascavel ainda conseguiu descontar, com um belo gol de Jaison, dando uma ‘cavadinha’ sobre Ale Falcone (7×2), mas já era muito tarde para os cascavelenses buscarem uma virada e a festa pelo título começou mesmo antes do apito final e se estendeu pela madrugada, em diversos pontos da cidade de Guarapuava.

Clique aqui para ver todas as fotos do jogo e da comemoração do título.

Rol dos campeões

Com a vitória, a equipe de Guarapuava se sagrou bicampeã estadual (2010 e 2014), se igualando em número de títulos com as equipes de Umuarama (2007 e 2008) e Marechal Cândido Rondon (2009 e 2013), que também tem dois títulos cada. Apesar da derrota, o Cascavel ainda é o maior campeão do estado, com cinco conquistas (2003, 2004, 2005, 2011 e 2012). Completam a lista de campeões da Chave Ouro o São Miguel do Iguaçu (4 títulos, em 1998, 1999, 2000 e 2002), o Foz Futsal (3 títulos, em 1996, 1997 e 2001), Pato Branco (1 título, em 2006) e o Clube Curitibano (que foi campeão da primeira edição, em 1995).

Competições em 2015

Com a conquista, a equipe de Guarapuava ganha o direito de representar o estado do Paraná na Taça Brasil de 2015. Assim serão quatro competições importantes para a equipe guarapuavana no ano que vem: a Taça Brasil, a Liga Futsal, a Chave Ouro e os Jogos Abertos do Paraná. Além destas competições, a cidade poderá sediar o Torneio dos Campeões no início de 2015, conforme revelou o presidente da FPFS, Jesuel Laureano Souza, logo após a partida. Segundo o dirigente, só faltam alguns detalhes para que Guarapuava sedie a competição que abre o calendário do futsal paranaense. Laureano também confirmou que, com a conquista do estadual, o time de Guarapuava garantiu um carro zero quilômetro, como premiação.

Ficha Técnica

GUARAPUAVA GARDEN SHOPPING ÓLEO LEVE FUTSAL 7×2 MUFFATÃO/SOL DO ORIENTE/CASCAVEL FUTSAL
Partida de volta da decisão do Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro
Data: 06/12/2014 (21h30)
Local: Ginásio Municipal Prefeito Joaquim Prestes (Joaquinzão), em Guarapuava/PR
Arbitro 1: Flávio Marques – FIFA – PR
Árbitro 2: Cláudio Teixeira Lombardo – CBFS – PR
Anotador: Eleandro Feil – CBFS – PR
Cronometrista: Zilbo Tomaroli Filho
Representante: Carlos Maurício Zaremba – FPFS – PR

GUARAPUAVA GARDEN SHOPPING ÓLEO LEVE FUTSAL
Começaram: Ale Falcone; Vítor, Deivão, Danilo Baron e André Maluko
Entraram: Bruno Petry, Adeírton, Diego Fávero, Jamur, Simi Saiotti, Felipinho, PH e Giovanni
Técnico: Eduardo Pacheco Coelho (Baiano)

MUFFATÃO/SOL DO ORIENTE/CASCAVEL FUTSAL
Começaram: Donny; Issamu, Ricardinho, Caça e Guilherme
Entraram: Pirulito, Rafael, Jaison, Diego, Cadine, Wesley, Arrepio, Dudu e Tailon
Técnico: Nei Vitor

Gols do Guarapuava:
Issamu (contra), André Maluko (3 vezes), Jamur, Giovanni e Simi Saiotti

Gols do Cascavel:
Diego e Jaison

A MATÉRIA ACIMA FOI VEICULADA NO CLIQUEESPORTE.COM.BR (POR MÁRCIO NEI)



Rua Rio de Janeiro, s/n - Anexo ao Ginásio de Esportes Santa Terezinha | Guarapuava, PR
CFW Agência de Internet