Federação Paranaense realizou avaliação de árbitros para definir os escolhidos para a Confederação Brasileira

quinta-feira, 12/janeiro/2017
Federação Paranaense realizou avaliação de árbitros para definir os escolhidos para a Confederação Brasileira

Avaliações nutricionais e físicas, corridas e testes teóricos. Assim foi a rotina de aproximadamente 80 árbitros e árbitras que participaram entre os dias 21 e 22 de janeiro na FADEP (Faculdade de Pato Branco), das avaliações promovidas pela Escola de Árbitros da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS).

Os testes são frutos de uma parceria inédita entre a Faculdade e a Federação visando a preparação da arbitragem para a temporada de 2017. Além de avaliações antropométricas, que mediram peso, altura, cintura-quadril, os árbitros participaram de exames cardiorrespiratórios, de potência e agilidade.

Diferentemente de anos anteriores, em 2017 os testes contaram com o uso da tecnologia. “Anteriormente, as avaliações eram realizadas pela Federação de maneira manual. Trouxemos uma nova proposta, utilizando a fotocélula e o aero espirômetro”, conta o professor do curso de Educação Física da FADEP, Leonardo Coimbra.

Para o professor, que ministra aulas de Fisiologia e Treinamento Esportivo, a utilização da tecnologia trará ganhos para os profissionais. “Sem dúvidas terá resultados diretos na evolução dos árbitros que vão trabalhar durante a temporada, tendo reflexos positivos também para o esporte”, salienta.

A mudança na forma como a arbitragem é avaliada e o uso da tecnologia foram elogiadas pelo presidente da FPFS, Jesuel Laureano de Souza. “Ficamos encantados com a estrutura da Faculdade e os equipamentos de ponta. O que estamos fazendo é algo inédito e que faz a nossa federação sair na frente das demais”, avaliou.

De acordo com o presidente, agora a intenção é levar essa experiência positiva para frente. “Tudo o que foi observado aqui será compartilhado com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) para que a gente utilize a tecnologia de forma constante e tenha profissionais cada vez mais qualificados”, afirmou.

Veterano nas quadras, o árbitro Cláudio Lombardi destacou a importância da preparação. “As avaliações propostas são fundamentais no exercício da nossa atividade dentro das quatro linhas. A instituição nos cobra isso e os resultados coletados aqui vão nos dar tranquilidade para o trabalho durante o ano”.

Se aprovados nos testes, os árbitros passarão a integrar o ranking da FPFS a qual define os nomes escalados para apitarem jogos da Liga Nacional e das Séries Ouro, Prata e Bronze do Campeonato Paranaense de Futebol de Salão.

Além do professor Leonardo, os testes também foram conduzidos pela professora do curso de Nutrição da FADEP, Graciela Caroline Gregolin. As avaliações receberam o apoio de acadêmicos de Nutrição e Educação Física.

Fonte: Diário do sudoeste

Leia mais em: http://www.diariodosudoeste.com.br/esporte/2017/01/em-pre-temporada-arbitros-realizam-testes-em-pato-branco/2317290/

 

   

 

 



Rua Rio de Janeiro, s/n - Anexo ao Ginásio de Esportes Santa Terezinha | Guarapuava, PR
CFW Agência de Internet